Cuiabano acusado de matar enteado em Portugal é indiciado por homicídio e profanação de cadáver

Olhar Direto - Wesley Santiago O cuiabano Joaquim Lara Pinto, acusado de assassinar o próprio enteado, Rodrigo Lapa, 15 anos, que foi encont...

1103497Olhar Direto - Wesley Santiago

O cuiabano Joaquim Lara Pinto, acusado de assassinar o próprio enteado, Rodrigo Lapa, 15 anos, que foi encontrado morto em 2016, a 100 metros de casa, em Lagoa (Portugal), foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. O processo agora deve seguir para o Brasil, onde o mato-grossense será julgado. Joaquim se diz inocente e, durante a oitiva feita pela Interpol, se manteve em silêncio.


Leia mais:
Cuiabano acusado de matar enteado em Portugal fica em silêncio e apresenta laudo psiquiátrico: “impossibilitado”


A informação foi confirmada com exclusividade ao Olhar Direto pelo advogado Pedro Proença, que atua como advogado do pai de Rodrigo Lapa: "O sigilo foi suspenso e o Joaquim indiciado por homicídio qualificado e profanação de cadáver. É um vitória para nós, pelo menos temos alguém indiciado".


O advogado ainda acrescenta que "O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil já pediu o envio do processo para aí. Estamos apenas aguardando a ordem do Juiz de Instrução Criminal português para o processo ser enviado".


Pedro Proença considera o fato uma vitória, em uma longa batalha que vem sendo travada: "A perspectiva da investigação ser inconclusiva era terrível. Agora, vamos aguardar o rito processual".


Em setembro de 2017, Joaquim se apresentou na Interpol. Porém, o advogado dele, Raphael Arantes, explicou ao Olhar Direto que ele permaneceu em silêncio durante todo o depoimento: “Foi apresentado um laudo de um médico psiquiatra, que aponta que meu cliente encontra-se impossibilitado de prestar depoimento”.


O laudo, que foi protocolado perante ao delegado ontem, aponta que o cuiabano está “sem discernimento”. A defesa ainda ressalta que irá aguardar o andamento processual e lembra que desde o início, Joaquim se apresentou espontaneamente à Polícia Federal: “O único interesse é esclarecer a situação e demonstrar a sua inocência no caso”.


Também à época, um mandado de busca e apreensão chegou a ser cumprido pela Interpol, com a presença de dois investigadores da Polícia Judiciária de Portugual. Atualmente, Joaquim vive em Cuiabá.


O caso


O cuiabano Joaquim de Lara Pinto é alvo de investigação da Polícia Judiciária (PJ) de Portugal que apura a morte do enteado dele, Rodrigo Lapa, 15 anos, que foi encontrado morto a 100 metros de casa, em Lagoa, após uma semana de desaparecimento. O mato-grossense já tinha as passagens para o Brasil compradas um mês antes da morte do adolescente. Segundo a imprensa local, ele é apontado como o principal suspeito.


De acordo com as informações da imprensa local, o adolescente desapareceu no dia 22 de fevereiro de 2016, mesmo dia em que Joaquim retornou ao Brasil. Rodrigo Lapa foi encontrado com as mãos amarradas e uma corda atada ao pescoço. Segundo a mãe do garoto, Célia Barreto, o cuiabano já havia marcado a viagem há um mês.


Exames complementares divulgados pela Polícia Judiciária de Portugal apontam que o jovem Rodrigo Lapa, de 15 anos, foi morto por estrangulamento mecânico, provavelmente pelo braço de seu padrasto, o cuiabano Joaquim Lara Pinto. Depois se contradizer em vários depoimentos e alegar que padrasto e enteado tinham uma boa relação, a mãe do adolescente, Célia Lapa, confessou ter presenciado a agressão sofrida por Rodrigo e ouvido seus gritos no dia do assassinato.


Após uma discussão, Joaquim teria se escondido e esperado o adolescente sair do quarto para agarrá-lo pelo pescoço e arrastá-lo para a cozinha da casa onde viviam, mantendo-o imobilizado. De acordo com a imprensa portuguesa, a mulher alegou não ter contado isto à polícia antes por medo de que Joaquim fizesse alguma coisa contra ela ou contra a filha que tem com ele, que na época tinha seis meses. Mesmo assim, a mulher teria mantido contato por telefone com o companheiro após o crime.

Nome

Agenda,2,By Regis,3,Coberturas,82,DESTAQUE,3,NODECK,2,Noticias,966,Social,146,Velho Oeste,1,Videos,95,VidroLider,1,
ltr
item
Acontece MT: Cuiabano acusado de matar enteado em Portugal é indiciado por homicídio e profanação de cadáver
Cuiabano acusado de matar enteado em Portugal é indiciado por homicídio e profanação de cadáver
https://lh3.googleusercontent.com/-tVExRmRjspI/WwQUKR2Z61I/AAAAAAAAH9Q/zw1lcqT0gIcC2U9ky-jZ3VLBP-b19rjOwCHMYCw/1103497_thumb%255B2%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-tVExRmRjspI/WwQUKR2Z61I/AAAAAAAAH9Q/zw1lcqT0gIcC2U9ky-jZ3VLBP-b19rjOwCHMYCw/s72-c/1103497_thumb%255B2%255D?imgmax=800
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/05/cuiabano-acusado-de-matar-enteado-em.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/05/cuiabano-acusado-de-matar-enteado-em.html
true
4102166608156986089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy