Fundo para saúde é aprovado em clima acirrado na Assembleia Legislativa

Olhar Direto - Ronaldo Pacheco / Da Reportagem - Érika Oliveira O Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), projeto considerado crucial para o go...

Fundo para saúde é aprovado em clima acirrado na Assembleia Legislativa

Olhar Direto - Ronaldo Pacheco / Da Reportagem - Érika Oliveira

O Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), projeto considerado crucial para o governo Pedro Taques (PSDB), acaba de ser aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O presidente Eduardo Botelho (DEM) precisou encerrar a sessão e convocou uma extraodinária na sequência para garantir quórum da votação. No intevalo entre uma e outra, os deputados foram chamados para plenário. A redação final passou com apenas 10 deputados no plenário, apesar de 18 nomes estarem registrados. 

O projeto deve arrecadar cerca de R$ 180 milhões por ano, valor que será destinado integralmente à saúde. Hospitais filantrópicos também serão beneficiados, assim como o Instituto Lions da Visão.


Declarações subliminares permearam a sessão matutina desta quinta-feira (21) no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, quando foi colocado em votação o projeto de lei que cria o FEF. No bojo do projeto, que deve arrecadar cerca de R$ 180 milhões por ano, existe a determinação de que 100% seja destinado à saúde.


A tensão tomou conta do ambiente e ficou implícita a influência de três projetos ao governo de Mato Grosso considerados pesos-pesados: José Pedro Taques (PSDB), Mauro Mendes (DEM) e Wellington Fagundes (PR). A reportagem do Olhar Direto apurou que os próprios deputados estaduais da base de sustentação de Taques previam a transferência da votação do FEF para a próxima semana.


O deputado estadual Valdir Barranco (PT) pediu contagem de quórum, mas o presidente da Assmebleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), não contou. Apenas suspendeu  a sessão por 10 minutos. Na sequência, Botelho foi até ante-sala do plenário chamar os demais parlamentares e conseguiu convencer oito a retornaram para o plenário das deliberações Renê Barbour.


Valdir Barranco observou que  entidades empresariais se posicionaram contra o FEF, como a Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) e a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), entre outras.


Emendas dos deputados Allan Kardec (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB) que foram rejeitadas pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ)foram apreciadas em destaque, mas o veto foi mantido. A de Kardec previa a destinação de 5% do fundo para o esporte e a de Maluf determinava que os recursos do FEF fossem utilizados também para quitar a dívida do MT Saúde.


“O MT Saúde ficou fora porque é um plano específico dos servidores. É um plano que precisa fazer um estudo mais amplo. O MT Saúde hoje está totalmente emperrado por pouca clientela, então tem que fazer um estudo mais amplo”, justificou Eduardo Botelho.


Atualizada às 11h57.

Nome

Agenda,2,By Regis,7,Coberturas,89,DESTAQUE,3,NODECK,2,Noticias,1107,Social,168,Velho Oeste,1,Videos,106,VidroLider,1,
ltr
item
Acontece MT: Fundo para saúde é aprovado em clima acirrado na Assembleia Legislativa
Fundo para saúde é aprovado em clima acirrado na Assembleia Legislativa
http://www.olhardireto.com.br/imgsite/noticias/_RFP6148.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/06/fundo-para-saude-e-aprovado-em-clima.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/06/fundo-para-saude-e-aprovado-em-clima.html
true
4102166608156986089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy