Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá

OD - Fabiana Mendes Fugindo das dificuldades socioeconômicas e em busca de uma nova vida, 24 venezuelanos desembarcaram em Cuiabá nesta terç...

Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá

OD - Fabiana Mendes

Fugindo das dificuldades socioeconômicas e em busca de uma nova vida, 24 venezuelanos desembarcaram em Cuiabá nesta terça-feira (4), transferidos de Boa Vista pelo programa de interiorização.


Os solicitantes de refúgio e de residência embarcaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta das 8 horas, onde desembarcaram por volta das 11h na capital. Cerca de 180, seguiram para Manaus, onde o pouso estava previsto para as 15h.


O objetivo do Governo Federal é de transferir cerca de 400 venezuelanos por semana até o fim de setembro. Desde abril, 1.099 foram transportados em voos da FAB de Roraima para outros Estados e para o Distrito Federal.


A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com o voo de hoje, sobe para 1.303 o total de imigrantes e refugiados transferidos.


Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida.


A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte. O UNFPA promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional. Já o PNUD trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.


Reuniões prévias do governo e da ONU com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.


Acolhimento


As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.


A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.


Eliana ressalta que a instituição recebe todo tipo de ajuda. Desde alimentos, até móveis e eletrodomésticos. No entanto, camas, fogões e geladeiras em bom estado de convervação são os itens que a Pastoral mais necessita.


Quem tiver interesse em ofertar emprego aos imigrantes e também ajudar com doações pode entrar em contato com a Pastoral do Migrante através do seguinte telefone: (65) 3641-1451
Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros, 2785 - Carumbé, Cuiabá - MT, 78058-743

Nome

Agenda,2,By Regis,3,Coberturas,82,DESTAQUE,2,NODECK,2,Noticias,971,Social,146,Velho Oeste,1,Videos,95,VidroLider,1,
ltr
item
Acontece MT: Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá
Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá
http://www.olhardireto.com.br/imgsite/noticias/Venezuelanos.jpeg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/09/fugindo-da-fome-24-venezuelanos.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/09/fugindo-da-fome-24-venezuelanos.html
true
4102166608156986089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy