Servidores protestam por RGA e prometem ‘cruzar os braços’ se parcelas não forem pagas

OD- Wesley Santiago O Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso se reuniu com os servidores do executivo para deliberar medidas que garantam o...

Servidores protestam por RGA e prometem ‘cruzar os braços’ se parcelas não forem pagas

OD- Wesley Santiago

O Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso se reuniu com os servidores do executivo para deliberar medidas que garantam o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) de 2018. Os trabalhadores apontaram omissão do governo e prometeram ‘cruzar os braços’ no próximo dia 1º de outubro, caso não sejam atendidos.


O encontro reuniu representantes da Carreira dos Profissionais da Área Meio da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, que ocorreu em frente a Secretaria de Gestão (Seges), nesta segunda-feira (24).


Os servidores ter direito de recebimento até dezembro de 2018 de 8% do RGA. Além disto, o encontro também serviu para discutir o posicionamento do Estado frente a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que suspendeu o pagamento do reajuste de setembro.


A presidente interina do Fórum Sindical, Ana Claudia Machado, informou ao Olhar Direto que a categoria procurou o governo diversas vezes para cobrar um posicionamento sobre esta questão. Na ocasião, foi prometido que uma atitude seria tomada para garantir o pagamento, o que não aconteceu, segundo ela.


“Não tomaram providências, fizemos reuniões com secretários e nós tivemos que entrar na Justiça, os próprios sindicatos, só depois de tudo é que o governo agiu. Na época da nossa árdua batalha para conseguir os nossos direitos, o TCE não se importou em participar, não se manifestaram. O Executivo disse que vai fazer a implantação na folha salarial até o dia 27”, explicou a presidente.


A presidente ainda explica que “não estamos tendo ganho real com isto. Estamos amargando um parcelamento de perdas inflacionárias que era para ter sido pago em maio de 2017. Esta é referente a 2016. Viemos cobrando que o governo se pronunciasse e não foi feito nada”.


Se não houver um avanço nas negociações, a categoria prometeu paralisar os serviços no próximo dia 1º de outubro: “Está nas mãos do governo. Ele [Pedro Taques] disse que é cumpridor de leis, que as cumpre, vamos esperar que ele cumpra esta também, porque é um direito nosso”.


Suspensão


O Pleno do Tribunal de Contas manteve o veto à concessão de pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos do estado. Os conselheiros foram contrários ao parecer do Ministério Público de Contas e homologaram a medida cautelar adotada singularmente, com o acréscimo da suspensão do reajuste previsto no artigo 6° da lei estadual 10.572/2017.


O relator do caso foi o próprio conselheiro interino José Isaias Lopes da Cunha, que determinou a suspensão do pagamento da RGA. O entendimento dele, acompanhado pelos pares, é de que o Governo do Estado desrespeitou o índice prudencial e máximo definido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e praticou gastos com o funcionalismo que contrariam o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


No ano passado, após intensas discussões o Executivo se comprometeu a pagar os valores em atraso da RGA e definiu também o calendário de repasses da reposição para este ano.


O reajuste é calculado com base na inflação anual. Em 2017, o reajuste foi 6,58%. Já em 2018 o reajuste será 4,19%, também com o pagamento parcelado em duas vezes, sendo 2% na folha de outubro e 2,19% na de dezembro deste ano.


Em 2015 o reajuste aos servidores por perdas inflacionárias foi de 6,23%, já em 2016 de 11,28%.

Nome

Agenda,2,By Regis,7,Coberturas,89,DESTAQUE,3,NODECK,2,Noticias,1114,Social,168,Velho Oeste,1,Videos,106,VidroLider,1,
ltr
item
Acontece MT: Servidores protestam por RGA e prometem ‘cruzar os braços’ se parcelas não forem pagas
Servidores protestam por RGA e prometem ‘cruzar os braços’ se parcelas não forem pagas
http://www.olhardireto.com.br/imgsite/noticias/WhatsApp-Image-2018-09-24-at-16.24.18.jpeg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/09/servidores-protestam-por-rga-e-prometem.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/09/servidores-protestam-por-rga-e-prometem.html
true
4102166608156986089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy