"SANGRIA" 2 Operação prende 3 médicos e mais 5 por fraudes em contratos da Saúde

Além de médicos, foram presos um gerente de licitação, um coordenador financeiro, parente, e funcionários das empresas acusadas. Por Report...

Além de médicos, foram presos um gerente de licitação, um coordenador financeiro, parente, e funcionários das empresas acusadas.
Por ReporterMT
Segundo a Defaz, todos os presos são acusados de atrapalhar as investigações que apuram a existência de organização criminosa para monopolizar a saúde em Mato Grosso.

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (18), oito mandados de prisão preventiva e quatro buscas e apreensão na segunda fase da operação “Sangria”, da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), que apura organização criminosa que atuava para monopolizar a saúde no Estado, por meio de serviços médicos hospitalares. Os nomes dos acusados ainda não foram divulgados.

A operação é um é desdobramento dos onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, no último dia 4, para investigar irregularidades em licitações e contratos com as empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, firmados com o município de Cuiabá e o Estado.

No dia 14 de dezembro, um segundo inquérito policial (196/2018) foi instaurado, após a Polícia Civil detectar que os investigados agiam para obstruir o trabalho da Justiça. Entre os acusados estão um gerente de licitação, um coordenador financeiro, parente, e funcionários das empresas prestadoras de serviços médicos hospitalares. “Destruindo, ocultando, coagindo testemunhas, usando de força política para atrapalhar o levantamento de informações e ainda fazendo pagamentos pendentes com o fim de arredondar documentos para encobrir as fraudes”, disse a delegada titular da Defaz, Maria Alice Barros Martins Amorim.

A investigação da operação Sangria apura fraudes em licitação, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, referente a condutas criminosas praticadas por médicos/administrador de empresa, funcionários públicos e outros, tendo como objeto lesão ao erário público, vinculados a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, através de contratos celebrados com as empresas usadas pela organização, em especial, a Proclin e a Qualycare.

Segundo a apuração, a organização mantém influência dentro da administração pública, no sentido de desclassificar concorrentes, para que ao final apenas empresas pertencente a eles (Proclin/Qualycare) possam atuar livremente no mercado, “fazendo o que bem entender, sem serem incomodados, em total prejuízo a população mais carente que depende da saúde pública para sobreviver”.

A investigação demonstra que a organização criminosa, chefiada por médicos, estão deteriorando a saúde pública de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso. Levantamento feito pela Central de Regulação de Cuiabá, em 2017, aponta que 1.046 pessoas aguardavam por uma cirurgia cardíaca de urgência e outras 390 por um procedimento cardíaco eletivo.

Nome da Operação

O nome da operação “Sangria” é alusivo a uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de sangue do paciente como tratamento de doenças, que pode ser de diversas maneiras, incluindo o corte de extremidades, o uso de sanguessugas ou a flebotomia.

Nome

Agenda,3,Brasil,93,Coberturas,27,DESTAQUE,2,INTERNACIONAL,16,Notícias,389,VÍDEOS,34,
ltr
item
Acontece MT: "SANGRIA" 2 Operação prende 3 médicos e mais 5 por fraudes em contratos da Saúde
"SANGRIA" 2 Operação prende 3 médicos e mais 5 por fraudes em contratos da Saúde
http://www.reportermt.com.br/storage/webdisco/2016/09/26/658x494/96ce1d6495486c4f14447f546deb00e6.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/sangria-2-operacao-prende-3-medicos-e.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/sangria-2-operacao-prende-3-medicos-e.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy