Secretário da gestão Pedro Taques é preso pela polícia em Cuiabá

OD - Wesley Santiago A Polícia Judiciária Civil (PJC) prendeu, na noite desta terça-feira (18), o secretário de Meio Ambiente, André Luis ...

Secretário da gestão Pedro Taques é preso pela polícia em Cuiabá

OD - Wesley Santiago

A Polícia Judiciária Civil (PJC) prendeu, na noite desta terça-feira (18), o secretário de Meio Ambiente, André Luis Torres Baby, que atua na gestão do governador Pedro Taques (PSDB). A ordem judicial seria referente a 'Operação Polygonum' e foi expedida pelo desembargador Orlando Perri.


Uma fonte confirmou ao Olhar Direto a prisão do secretário na noite desta terça-feira. A ordem teria sido decretada na última quarta-feira (12), quando foi deflagrada mais uma fase da 'Operação Polygonum'.


Este é o oitavo secretário da gestão Pedro Taques (PSDB) preso. Entre os que foram alvos de mandados de prisão também estão: Paulo Taques (Casa Civil), Roger Jarbas (Segurança Pública), Permínio Pinto (Educação), Airton Siqueira (Direitos Humanos) e Evandro Lesco (Casa Militar).


A operação Polygonum  é originária de investigação que apura esquema no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A ação tem o apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Fraudes
Foram apuradas diversas formas de fraudes, sendo uma delas por deslocamento de polígonos. Nessa modalidade, por exemplo, o engenheiro contratado pelo proprietário apresenta informações falsas para o órgão ambiental, deslocando a localização do imóvel rural desmatado para local onde há cobertura florestal. Esse procedimento é feito no sistema da Sema e a área se mostra com aparência de legalidade.


O órgão ambiental, cooptado, aprova o Cadastro. Estando tudo regular é possível expedir APF (Autorização Provisória de Funcionamento), indicando total regularidade ambiental. Com esse documento pode-se obter financiamentos em instituições bancárias, dispensa nos pagamentos de reposição florestal e anistias de multas por desmatamentos ilegais (que em áreas de floresta amazônica é de R$ 5.000,00 por hectare). Em um exemplo hipotético, uma fazenda que tenha desmatamentos de 200 hectares pode deixar de pagar, apenas a título de multas, R$ 1.000.000,00.


Outra modalidade é mediante o desmembramento de propriedades. Para o Código Florestal os imóveis com menos de 4 módulos fiscais em determinadas hipóteses não precisam reconstituir desmatamentos ilegais. Com isso, uma propriedade é subdividida em diversos imóveis menores para ficar dispensado de obrigações ambientais. A Sema tem autorizado, por exemplo, que uma fazenda que possua várias matrículas tenha os Cadastros Ambientais individualizados para cada uma delas. Assim, caso o mesmo imóvel possua 10 matrículas poderá apresentar 10 Cadastros e cada um deles é analisado individualmente, recebendo benefícios que seriam destinados apenas aos pequenos produtores (como, por exemplo, não precisar de áreas florestadas no imóvel, ter diminuídas as áreas de preservação em beiras de rios, receber anistias etc.).


Com a fraude da fragmentação,  a grande propriedade é subdividida em diversos imóveis menores. Na prática é uma grande fazenda mas para a atual sistemática passam a ser diversos pequenos imóveis autônomos e independentes, nos quais os desmatamentos criminosos são legalizados ou se autorizam a abertura de novas áreas em locais não passíveis de exploração agropecuária.
Atualizada às 22h44.

Nome

Agenda,3,Brasil,93,Coberturas,27,DESTAQUE,2,INTERNACIONAL,16,Notícias,389,VÍDEOS,34,
ltr
item
Acontece MT: Secretário da gestão Pedro Taques é preso pela polícia em Cuiabá
Secretário da gestão Pedro Taques é preso pela polícia em Cuiabá
http://www.olhardireto.com.br/imgsite/noticias/DSCF5758(1).jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/secretario-da-gestao-pedro-taques-e.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/secretario-da-gestao-pedro-taques-e.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy