Terceira elefanta chega ao Santuário em Chapada após vida em circos

OD - Isabela Mercuri Dois anos depois da chegada de Maia e Guida, no último sábado (22) o Santuário de Elefantes Brasil (SEB) recebeu sua te...

Terceira elefanta chega ao Santuário em Chapada após vida em circos

OD - Isabela Mercuri

Dois anos depois da chegada de Maia e Guida, no último sábado (22) o Santuário de Elefantes Brasil (SEB) recebeu sua terceira moradora: Rana, que desde 2012 vivia em um hotel fazenda próximo a Aracaju, em Sergipe, mas já viajou por todo o mundo com o circo. De acordo com a assessoria, o contrato de doação entre a Fazenda Boa Luz, onde Rana vivia, e o SEB foi assinado no último dia 14 de dezembro.


Apesar de ter a história cheia de lacunas, Rana teria chegado ao Brasil em 1967 com o circo Gran Bartolo para apresentações em Recife (PE). Desde então, segundo relatos, trabalhou em diversos circos como Moscou, Garcia, Tihany e até no Beto Carrero. No registro de entrada de Rana na fazenda Boa Luz, sua origem consta como do circo Estoril. Seu nome é anotado como Ranny, mas ela vem sendo chamada de Rana, grafia que foi adotada pelo SEB.


Depois que o uso de animais em circo foi proibido, Rana foi aposentada. Pequenas notas em jornais registram os movimentos de um elefante vagando livre e de outro acorrentado em uma fazenda, que podem ser associados a Rana. Há também citações sobre ela ter passado um tempo no zoológico de São Paulo, mas sem comprovação. Sua idade é estimada entre 43 e 64 anos.


Santuário


Localizado no distrito de Rio da Casca, município de Chapada dos Guimarães, a 110 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, o Santuário tem área de 1,1 mil hectares. A vegetação é típica de Cerrado.


Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.


Toda a manutenção do projeto vem de doações e a colaboração pode ser feita de diversas maneiras e com qualquer valor. Para ajudar, acesse o LINK.


Outras habitantes


Maia e Guida, as duas primeiras elefantas residentes do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), tem idade aproximada de 46 e 44 anos, respectivamente. Elas completaram em 11 de outubro dois anos de vida em sua nova casa. Elas estão adaptadas e recuperadas dos traumas causados por décadas de exploração em espetáculos circenses.


Após a chegada de Rana, o Santuário continua o trabalho de resgate de outros elefantes como Ramba, no Chile, e de Tamy e as fêmeas Kenia, Pocha e Guilhermina, que estão em Mendoza, na Argentina. Há também negociações para vinda de outros animais no Brasil.

Nome

Agenda,2,Brasil,178,Coberturas,47,DESTAQUE,2,INTERNACIONAL,31,Notícias,776,Rosário Oeste,50,VÍDEOS,58,
ltr
item
Acontece MT: Terceira elefanta chega ao Santuário em Chapada após vida em circos
Terceira elefanta chega ao Santuário em Chapada após vida em circos
http://www.olhardireto.com.br/conceito/imgsite/noticias/48424284_1626800030754808_7634037195904385024_n.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/terceira-elefanta-chega-ao-santuario-em.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2018/12/terceira-elefanta-chega-ao-santuario-em.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy