Devedor de IPTU pode acabar com o nome em órgãos de proteção ao crédito: Saiba mais!

RIO - Milhares de contribuintes em atraso com pagamento de IPTU, ISS, ITBI e outros tributos municipais podem acabar com o nome inscrito nos...

RIO - Milhares de contribuintes em atraso com pagamento de IPTU, ISS, ITBI e outros tributos municipais podem acabar com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. A partir de fevereiro, a procuradoria geral do município começa a enviar para o Cartório de Protesto certidões de cobrança. A partir de então, o contribuinte terá três dias úteis para quitar a dívida ou negociar o pagamento com a prefeitura. Ao todo, serão enviadas 30 mil certidões apenas até maio - um mesmo contribuinte pode responder por mais de uma inscrição.

     O procurador geral do município, Antonio Sá, explicou que as 30 mil certidões foram escolhidas com recursos de Big Data. A medida teve o objetivo de identificar com mais precisão se os responsáveis pelas dívidas são realmente os que aparecem nos cadastros públicos. Muitas vezes o contribuinte não atualiza as informações, como acontece no caso de inscrições imobiliárias do IPTU.

     A estratégia de recorrer aos cartórios começou no ano passado. Ao todo, foram enviadas 14,8 mil certidões em cinco meses. Dessas, 3.330 contribuintes fecharam acordos com a prefeitura que resultaram numa arrecadação de R$ 143 milhões. Em paralelo a essa estratégia, a prefeitura vai manter a política de levar a leilão imóveis de contribuintes que não fecharem acordo para quitar as dívidas. O primeiro deve ser agendado ainda este semestre.       

     O primeiro lote a ser levado a protesto em fevereiro contará com 8 mil certidões. Nesta primeira etapas serão cobranças relativas apenas de débitos de IPTU deixadas em aberto de 2016 e de anos anteriores. A maior parte das inscrições inadimplentes fica na região da Barra e do Recreio.              

     Nesta terça-feira, a procuradoria divulgou também um calendário com uma série de medidas que serão tomadas para tentar agilizar a cobrança de dívidas. A meta é arrecadar R$ 620 milhões.  Este mês está previsto o envio de guias de pagamento para contribuintes que tem acordos para o pagamento de dívidas parceladas. Confira o calendário completo.

Janeiro

     Envio de cerca de 80 mil cartas com guia de pagamento para contribuintes com dívidas parceladas

Fevereiro

     Envio de 1º lote de protesto/2019 com de 8 mil CDAs (IPTU)

Março

     Consolidação de cadastro único de devedores

     Envio de cerca de 16 mil cartas de cobrança para regularização de débitos com parcelamento em atraso.

     Mutirão de atendimento fiscal

Abril

     Envio de 2º lote de protesto com cerca de 10 mil CDAs (IPTU, ISS, ITBI, multas de demais tributos)

Maio

     Envio de 3º lote de protesto com cerca de 12 mil CDAs (IPTU, ISS, ITBI, multas de demais tributos)

Junho

     Leilão de imóveis de devedores de IPTU

     Ajuizamento de novas execuções fiscais eletrônicas, com pedido de penhora online de bens do contribuinte.


Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Mato Grosso

  • E-mail ieptb@protestomt.com.br
  • Fone +55 (65) 3621-3046
  • Endereço Av. São Sebastião, 2.906 - Quilombo, Cuiabá - MT, 78045-305
Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,3,Esporte,7,Notícias,926,Polícia,8,Rosário Oeste,74,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: Devedor de IPTU pode acabar com o nome em órgãos de proteção ao crédito: Saiba mais!
Devedor de IPTU pode acabar com o nome em órgãos de proteção ao crédito: Saiba mais!
https://ieptbmt.org.br/banco_de_fotos/G954.jpg?1547495208
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/01/devedor-de-iptu-pode-acabar-com-o-nome.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/01/devedor-de-iptu-pode-acabar-com-o-nome.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy