APÓS 4 ANOS: Ministro autoriza Assembleia indicar substituto para vaga de Bosaipo no TCE

A decisão é do ministro Edson Fachin e vai contra a ação proposta pela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil ...

A decisão é do ministro Edson Fachin e vai contra a ação proposta pela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil

MARCIO CAMILO
RepórterMT/Reprodução

Ministro do STF, Edson Fachin, que suspendeu liminar.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a liminar que impedia que os deputados estaduais fizessem indicação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE).

A vaga está aberta desde 2014 devido a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).

A decisão de Fachin é de 31 de janeiro, mas só foi publicada nesta segunda-feira (04). No entendimento, a liminar deve ser suspensa, pois a ação está prejudicada devido “a perda de seu objeto”. “De consequência, revogo expressamente a medida cautelar anteriormente concedida", acrescentou.

A cautelar em questão havia sido concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido da Audicon. Na época, a associação contestou uma emenda da Constituição do Estado que determina que auditores de carreira do TCE só podem assumir uma vaga de conselheiro se tiverem pelo menos 10 anos de experiência.

A vaga que está em aberto é do ex-conselheiro e ex-deputado estadual Humberto Bosaipo. Ele renunciou ao cargo em 2014 depois de ser acusado de peculato e lavagem de dinheiro na época em que atuava como parlamentar.

Na Assembleia, a articulação para indicar alguém para o cargo de conselheiro acontece desde que a vaga foi suspensa pelo Supremo.

Nos bastidores, é forte o comentário de que o espaço será ocupado pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), que já demonstrou interesse pelo cargo que é vitalício.

Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,4,Esporte,7,Notícias,935,Polícia,10,Rosário Oeste,75,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: APÓS 4 ANOS: Ministro autoriza Assembleia indicar substituto para vaga de Bosaipo no TCE
APÓS 4 ANOS: Ministro autoriza Assembleia indicar substituto para vaga de Bosaipo no TCE
http://www.reportermt.com.br/storage/webdisco/2017/02/02/658x494/6d5c85331b8f04cb42cf4c87b0b9927d.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/02/apos-4-anos-ministro-autoriza.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/02/apos-4-anos-ministro-autoriza.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy