MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto OD - Vinicius Mendes O Ministério Público de Mato Grosso apontou que as ordens para destruiçã...

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde

OD - Vinicius Mendes

O Ministério Público de Mato Grosso apontou que as ordens para destruição de documentos relacionados aos fatos apurados na Operação Sangria II, sobre esquema de fraudes em contratos na Saúde municipal e Estadual, partiram do ex-secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Doulgas Correia e dos médicos Fábio Liberali e Luciano Ribeiro. Na denúncia o MPMT detalhou como cada um dos oito envolvidos atuou na destruição das provas.


São réus do processo: o ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia; Fábio Liberali Weissheimer (médico); Adriano Luiz Sousa (empresário); Kedna Iracema Fonteneli Servo; Luciano Correa Ribeiro (médico); Flávio Alexandre Taques da Silva, Fábio Alex Taques Figueiredo e Celita Natalina Liberali.


De acordo com a denúncia do MPMT, a destruição das provas teria começado após a divulgação de que a Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada na Câmara Municipal de Cuiabá, teria descoberto a existência de uma procuração dando poderes para Huark administrar a empresa Proclin, mesmo sendo Secretário Municipal de Saúde.


Durante as apurações o Ministério Público verificou que Huark, Fábio Liberali e Luciano Ribeiro teriam tomado ações com o objetivo de atrapalhar as investigações que já estavam em curso e também as que pudessem ser instauradas.


“Movidos pelo objetivo de obstruir toda e qualquer investigação, após prévio ajuste de vontades o grupo teria iniciado a execução de destruição de qualquer registro que pudessem descortinar a estrutura organizacional e as condutas criminosas dos integrantes”, cita a juíza Ana Cristina Mendes ao receber a denúncia do MPMT.


Foi constatado então que a resolução para a destruição das provas teria partido de Huark, Fábio Liberali e Luciano Ribeiro. Foi imputado a Fábio a garantia da execução desta ordem, sendo que ele teria ido à Proclin e determinado que Fábio Alex Taques, responsável pelo TI da empresa, apagasse os documentos digitais.


O empresário Adriano Luís Sousa teria ordenado que o conteúdo dos computadores e notebooks, utilizados na Proclin, fosse apagado. O MPMT constatou ainda que Adriano teria determinado a Celita, Kedna e a uma ex-funcionária, que fizessem uma varredura nos documentos físicos que tivessem o nome de Huark, ordenando que os mais importantes fossem entregues à Kedna.


Na deflagração da Operação Sangria II, ao ser preso, Adriano teria confessado participação no delito e esclareceu que os documentos relacionados a Huark foram picotados e entregues a Fábio Liberalli. Ele disse ainda que tomou conhecimento que arquivos foram deletados e que foram apagados e-mails, trocados aparelhos telefônicos e os HDs dos computadores utilizados por Fábio Alex e Celita.


O MPMT disse também que Celita também teria destruído provas referentes à Huark, conforme foi atestado pelo laudo pericial realizado no notebook dela, tendo sido localizado na lixeira uma planilha intitulada “Relação dos honorários pagos 2015”, que indicariam os pagamentos realizados à Huark.


Já Flávio Taques, secretário adjunto municipal de Saúde na época, teria realocado uma servidora, com a intenção, em tese, de afastá-la da sede da Secretaria já que estaria questionando a legalidade dos procedimentos adotados e ele ainda teria levado documentos para sua residência. Na casa dele a polícia encontrou vestígios de documentos queimados na churrasqueira.


Operação Sangria II


A operação, oriunda de investigação da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), é desdobramento do cumprimento de onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ocorridos no dia 4 de dezembro, para apurar irregularidades em licitações e contratos das empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, firmados com o município de Cuiabá e o Estado.


Foram alvos de mandado de prisão: o ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia; Fábio Liberali Weissheimer (médico); Adriano Luiz Sousa (empresário); Kedna Iracema Fonteneli Servo; Luciano Correa Ribeiro (médico); Flávio Alexandre Taques da Silva, Fábio Alex Taques Figueiredo e Celita Natalina Liberali.


O nome da operação “Sangria” é alusivo a uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de sangue do paciente como tratamento de doenças, que pode ser de diversas maneiras, incluindo o corte de extremidades, o uso de sanguessugas ou a flebotomia.


No último dia 30 de janeiro a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso contra os oito envolvidos, levando em consideração também a tentativa deles de destruição de documentos e provas.

Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,4,Esporte,7,Notícias,935,Polícia,10,Rosário Oeste,75,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde
MP aponta que ex-secretário ordenou destruição de provas de fraude na saúde
http://www.olhardireto.com.br/juridico/imgsite/noticias/WhatsApp-Image-2018-12-18-at-09.17.59(1).jpeg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/02/mp-aponta-que-ex-secretario-ordenou.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/02/mp-aponta-que-ex-secretario-ordenou.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy