Tradições, lendas e hábitos marcam os 300 anos de Cuiabá

Jeito de ser cuiabano, crenças e costumem são mantidos até por quem não mora na capital. Por Elias Neto, TV Centro América > Cuiabá, capi...

Jeito de ser cuiabano, crenças e costumem são mantidos até por quem não mora na capital.

Por Elias Neto, TV Centro América

Cuiabá, capital de Mato Grosso — Foto: Reprodução/TVCA>

Cuiabá, capital de Mato Grosso — Foto: Reprodução/TVCA

O ator Otaviano Costa é um dos cuiabanos mais famosos do Brasil e, mesmo morando fora de Cuiabá há anos, carrega um jeito de ser que é exclusivamente cuiabano. Como ele, inúmeros filhos da capital de Mato Grosso, percorrem o mundo levando Cuiabá com eles, seja no modo de falar, nos hábitos ou na cultura.

Aos nascidos em Cuiabá, dá-se o nome de “chapa e cruz”. Entretanto, há aqueles que não nasceram na cidade, mas adotaram o jeito cuiabano de ser.

De acordo com o censo de 2010, havia mais de 20 mil nordestinos e mais de 30 mil vindos do sul do país, morando em Cuiabá. Gente de todos os outros estados e até estrangeiros.

Há uma lenda que diz que: quem come cabeça de pacu não sai mais Cuiabá. Tem aqueles que chegaram na cidade e logo aprenderam a comer paçoca de pilão, maria izabel e a beber guaraná ralado.

Tem os que até se adaptaram ao jeito cuiabano de preparar o guaraná ralado, bebida muito comum entre os vaqueiros do pantanal e as famílias mais tradicionais.

Cuiabano mantém o hábito de tomar guaraná ralado — Foto: Reprodução/TVCACuiabano mantém o hábito de tomar guaraná ralado — Foto: Reprodução/TVCA

Cuiabano mantém o hábito de tomar guaraná ralado — Foto: Reprodução/TVCA

“Um pouco de açúcar, uma gota d'água só pra fazer o 'barrinho', mais um pouco d'água mexe (...) e mais um pouco, mexe bem e toma em três goles”, diz a tradição.

De acordo com o historiador, Fernando Tadeu, há uma explicação para que os cuibanos gostem tanto de guaraná ralado.

“O guaraná é tido como elixir da longa vida, aumenta a popular e traz vitalidade”, comentou.

Ainda segundo o historiador, uma das razões pela qual muitos que chegam a Cuiabá adotam o jeito de ser cuiabano é p sentimento de felicidade.

“O cuiabano transmite a sensação de felicidade nas coisas simples, como comer uma boa comida, ter um rio grande e bonito à disposição, fazer a cesta, deitar na rede, enfim o sentimento de plenitude”, afirmou.

Lenda diz que quem come cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá — Foto: Reprodução/TVCALenda diz que quem come cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá — Foto: Reprodução/TVCA

Lenda diz que quem come cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá — Foto: Reprodução/TVCA

Há quem diga que colher fruta no quintal é um costume dos cuiabanos e, embora a cidade tenha crescido, ainda existem os que mantém uma casa com um quintal capaz de abrigar toda a família.

A estudante Ariele Ribeiro Guimarães a essência do ser cuiabano é andar descalço no quintal, comer manga sem precisar de faca e manter hábitos simples.

Assim como Otaviano, ela tem orgulho de ser "de chapa e cruz".

Otaviano Costa, ator e apresentador cuiabano — Foto: Reprodução/TVCAOtaviano Costa, ator e apresentador cuiabano — Foto: Reprodução/TVCA

Otaviano Costa, ator e apresentador cuiabano — Foto: Reprodução/TVCA

Nome

Agenda,3,Brasil,205,Coberturas,52,DESTAQUE,3,Esporte,8,Notícias,943,Polícia,11,Rosário Oeste,78,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: Tradições, lendas e hábitos marcam os 300 anos de Cuiabá
Tradições, lendas e hábitos marcam os 300 anos de Cuiabá
https://s2.glbimg.com/JHDomBYeqre_hsUC5eAhAnSruwg=/0x0:1731x829/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/C/M/SeVu22SBay42DTrqphUA/cuiaba.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/03/tradicoes-lendas-e-habitos-marcam-os.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/03/tradicoes-lendas-e-habitos-marcam-os.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy