PODE INVIABILIZAR SERVIÇO: Emanuel vai taxar Uber e demais aplicativos em Cuiabá e diz que aumento da tarifa é fakenews

Prefeito deixou claro que é a favor de sancionar o projeto de lei já aprovado na Câmara de Vereadores, que prevê a taxação do serviço de tra...

Prefeito deixou claro que é a favor de sancionar o projeto de lei já aprovado na Câmara de Vereadores, que prevê a taxação do serviço de transporte por aplicativo em Cuiabá.

MARCIO CAMILO

RepórterMT

Lei da taxação de aplicativos foi aprovada pela câmara em março

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) chamou de ‘fake news’ as notícias de que a tarifa do Uber irá aumentar se ele sancionar o projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, que estabelece que a plataforma pague uma taxa de 2% de ISS [Imposto Sobre Serviços] para operar na Capital. Ele deixou claro que defende a taxação do serviço de transporte por aplicativo.

Pinheiro defendeu que a Uber, assim como as demais plataformas de transporte por aplicativo, têm a obrigação de pagar o imposto, já que utilizam do espaço urbano de Cuiabá para “ganhar dinheiro”. Ele enfatizou que o aplicativo não incidirá o imposto na tarifa de cálculo para as corridas.

“São Paulo é o município mais rico do país e um dos motivos é que ele não abre mão de nada. Porque a Uber vai pagar o ISS lá e não vai pagar em Cuiabá?”, questiona. “Aqui eles vão pagar dois por cento. Portanto não tem porque aumentar [a tarifa]”.

“Eu vou divulgar mais isso, pois eu vi um monte de fake news por aí mentindo, tentando jogar a população contra Prefeitura, quando eu só fiz o papel de gestor. E vocês vão ver isso com o tempo. Não aumentou e não vai aumentar a tarifa”, insistiu Emanuel. 

O emedebista citou o exemplo de São Paulo, onde a Uber paga 5% de ISS. “São Paulo é o município mais rico do país e um dos motivos é que ele não abre mão de nada. Porque a Uber vai pagar o ISS lá e não vai pagar em Cuiabá?”, questiona. “Aqui eles vão pagar dois por cento. Portanto não tem porque aumentar [a tarifa]”, emenda.

Segundo ele, o carros que usam o aplicativo precisam ser aferidos pelo Município para operar na cidade.

“Eu quero apenas que ele assumam a responsabilidade com a população. As pessoas não irão se rebelar. Não vai ficar mais caro”, garantiu o prefeito.

O prefeito ponderou que não é contra o aplicativo, que se trata de um caminho sem volta e que revolucionou o conceito de transporte individual de passageiros.

“E é bom para o povo. Mas para operar, o sistema precisa de regulamentação”.

Além da taxa de 2%, o projeto de lei que prevê a regulamentação do Uber estabelece que Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) passará a vistoriar os veículos usados por motoristas de aplicativo por uma taxa de R$ 155. Já esse valor será pago pelo trabalhador.

Medida jurídicas

Emanuel afirmou também que entrará na Justiça contra a Uber caso ela repasse a taxação para a tarifa.

“Claro que vai ter medida jurídica se ela aumentar o valor da corrida. Se ela paga cinco por cento em São Paulo e não repassa para o consumidor, porque que ela vai pagar dois por cento em Cuiabá e repassar para o consumidor?”, reforçou o gestor.

Questionado se legalmente a Prefeitura poderia processar a Uber em caso do aumento, Emanuel foi taxativo. “Claro. Eles estão operando aqui. A medida seria para preservar Cuiabá”.

Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,2,Esporte,7,Notícias,936,Polícia,10,Rosário Oeste,76,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: PODE INVIABILIZAR SERVIÇO: Emanuel vai taxar Uber e demais aplicativos em Cuiabá e diz que aumento da tarifa é fakenews
PODE INVIABILIZAR SERVIÇO: Emanuel vai taxar Uber e demais aplicativos em Cuiabá e diz que aumento da tarifa é fakenews
http://www.reportermt.com.br/storage/webdisco/2019/03/18/658x494/5af161c7c5a6c2c0b77bed2e0c28e5e4.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/pode-inviabilizar-servico-emanuel-vai.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/pode-inviabilizar-servico-emanuel-vai.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy