Projeto de construção do Parque Augusta prevê cachorródromo, trilha, redário e salas de educação ambiental

G1 teve acesso com exclusividade ao documento que mostra as atrações previstas para a nova área verde da capital; previsão é que parque fiqu...

G1 teve acesso com exclusividade ao documento que mostra as atrações previstas para a nova área verde da capital; previsão é que parque fique pronto no ano que vem.

Por Carolina Giancola, G1 SP

Vista aérea do Parque Augusta, na região central da capital  — Foto: Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo 

Vista aérea do Parque Augusta, na região central da capital — Foto: Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo

O Parque Augusta, no Centro de São Paulo, deverá ter cachorródromo, trilha, redário, salas de educação ambiental, além de bosque, playground e academia da 3ª idade.

A lista de atrações consta no projeto construtivo da nova área verde da cidade, ao qual o G1 teve acesso com exclusividade (veja mapa abaixo).

Mapa mostra como será o Parque Augusta — Foto: Rodrigo Cunha/G1

Mapa mostra como será o Parque Augusta — Foto: Rodrigo Cunha/G1

A cerimônia de transferência do terreno das construtoras Setin e Cyrela à municipalidade ocorrerá neste sábado (6). A partir daí, a gestão municipal e as construtoras poderão iniciar as obras.

Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a previsão é que o parque fique pronto no ano que vem.

"O projeto executivo vai definir todos os detalhes do parque, mas não pode haver modificação da essência do projeto preliminar, que foi discutido com a sociedade civil", disse o promotor Silvio Marques, da área do Patrimônio Público.

Acessos

Foram previstos no total quatro acessos ao parque, sendo três deles destinados ao público (duas na Rua Augusta, perto das esquinas das ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, e a terceira na Caio Prado).

As três entradas devem receber instalações para estacionamento de bicicletas. O quarto acesso é exclusivo para funcionários, na Marquês de Paranaguá.

Portal

Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), possui aproximadamente 32 m² na entrada do antigo Colégio Des Oiseaux. Será uma das entradas principais do parque, na Rua Caio Prado.

O espaço será restaurado. Quando o parque for inaugurado, vai receber uma guarita de vigilância e será um ponto para informações turísticas.

 Parque Augusta   — Foto: Reprodução/TV Globo

Parque Augusta — Foto: Reprodução/TV Globo

Cachorródromo

Área destinada à soltura de cães deve receber uma cerca de 1,50 metro de altura, com duas entradas, e será interligada à pista de concreto. Também terá bancos e bebedouros destinados aos cães e aos seus donos.

De acordo com o documento, o local “se tornou essencial” para atender a demanda local, já que há um grande número de pessoas com cachorros na vizinhança, e “reforça sua necessidade e implantação como programa básico do parque”.

Antigo Colégio Des Oiseaux

A área do antigo Colégio Des Oiseaux, demolido em 1974 e tombado pelo Conpresp, deve ser restaurada.

O espaço terá salas de educação ambiental e receberá atividades culturais. A ideia é o que espaço seja usado como um edifício multiuso.

Complexo com área de Lazer

O local deve receber uma praça que ficará localizada num ponto mais elevado do terreno, com 560 m². Ele dividirá espaço com uma arquibancada, um deck para receber apresentações e uma passarela.

A arquibancada colada à praça terá 265 m³, com capacidade para até 80 pessoas. Logo à frente, o deck deve ter 439 m². O local também deve receber iluminação específica nos degraus para “destacá-los da paisagem do parque”.

O parque também vai receber uma passarela que vai interligar a praça ao caminho principal e pode ser uma boa oportunidade para o visitante contemplar a vista do bosque.

Bosque

Deve receber uma área para fixação de redes em toras de madeira, conhecido como redário, com aproximadamente 600 m².

No espaço haverá uma espécie de platô que servirá como ponto de contemplação do parque, e vai receber espreguiçadeiras.

Bosque do Parque Augusta — Foto: Victor Moriyama/G1

Bosque do Parque Augusta — Foto: Victor Moriyama/G1

Vegetação

A ideia do projeto é “intervir minimamente na vegetação existente do parque”. Na área do bosque não haverá nenhuma intervenção em sua vegetação, já que “carrega uma importância histórica e ambiental”.

Mas ao longo do projeto executivo deve haver intervenções e manejo de exemplares arbóreos.

Trilhas

O Parque vai ter três trajetos que interligam e dão acesso aos espaços e serviços públicos do local.

  1. “Caminho de concreto”: Um trajeto de 1.319 m² considerado a principal passagem que liga o parque de uma ponta a outra. . A ideia desse trajeto é conectar o percurso à diversas atividades previstas no projeto. No percurso, devem ser instalados banheiros públicos e lixeiras que devem receber material reciclável e resíduos orgânicos.
  2. “Caminho de Pedrisco”: O projeto quer fazer desse trajeto um local para caminhadas relaxantes onde o visitante consiga fazer pausas para contemplar a paisagem. Ele deve ligar os visitantes a outros equipamentos do parque como o playground, cachorródromo e academia para a terceira idade. O percurso tem uma extensão de 906,47 m².
  3. “Trilha de Terra Batida”: A trilha deve ser instalada dentro do Bosque, uma região com densa vegetação e tombado pelo Conpresp em 2014. O traçado fica nas proximidades dos antigos “caminhos do Colégio Des Oiseaux que avançam para o terreno no qual, hoje, está localizada uma das unidades da PUC”, de acordo com o documento.

Prédio administrativo

Previsto para ser construído na esquina das ruas Marquês de Paranaguá e Augusta, terá vestiários para os funcionários, copa e área técnica.

Também atende a atividades esporádicas, como bike trucks, carrinhos de cachorro-quente e pipoca, entre outros.

Playground e Academia para idosos

O espaço prevê um piso emborrachado com um projeto paisagístico em dois tons verdes.

A área também será interligada aos três trajetos principais do parque.

Histórico

Firmados no dia 10 de agosto de 2018, os termos da negociaçãopreveem a transferência do terreno por doação ao município em troca de quatro declarações de potencial construtivo passível de transferência - ou seja, as empresas poderão construir em outra área aquilo que chegou a ser autorizado para ser levantado no Parque Augusta.

Além disso, elas irão gastar R$ 9,85 milhões com obras como a restauração da portaria e da edificação do antigo Colégio Des Oiseaux, que fica dentro do terreno, e a construção do Boulevard Gravataí -que liga o parque à Praça Roosevelt.

O dinheiro também será usado para a manutenção do parque por dois anos. A gestão municipal receberá R$ 88 milhões que foram pagos pelos bancos que movimentaram dinheiro desviado de obras públicas durante a gestão de Paulo Maluf.

O Ministério Público de SP tinha determinado que o dinheiro fosse usado para a compra do parque ou construção de creches. Com o acordo, o montante será destinado à construção de creches, CEUs e EMEIs.

Nome

Agenda,3,Brasil,205,Coberturas,52,DESTAQUE,3,Esporte,8,Notícias,943,Polícia,11,Rosário Oeste,78,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: Projeto de construção do Parque Augusta prevê cachorródromo, trilha, redário e salas de educação ambiental
Projeto de construção do Parque Augusta prevê cachorródromo, trilha, redário e salas de educação ambiental
https://s2.glbimg.com/qo8rCS0EwTonWRrqAIoqekVpTNA=/0x0:3543x2362/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/B/H/Bc94lsSWiX5UX1N7tDpw/parque-augusta.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/projeto-de-construcao-do-parque-augusta.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/projeto-de-construcao-do-parque-augusta.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy