'Se as principais lideranças são pela reforma, eu vou ter medo de quê?', diz Guedes

Em evento em Campos do Jordão, presidentes da Câmara e do Senado demonstraram apoio à reforma da Previdência. Alcolumbre disse 'confiar ...

Em evento em Campos do Jordão, presidentes da Câmara e do Senado demonstraram apoio à reforma da Previdência. Alcolumbre disse 'confiar na liderança de Bolsonaro'.

Por Tais Laporta e Fábio França, G1 — Campos do Jordão

Paulo Guedes diz estar otimista com aprovação da reforma da Previdência

Jornal GloboNews edição das 10h

Paulo Guedes diz estar otimista com aprovação da reforma da Previdência

Paulo Guedes diz estar otimista com aprovação da reforma da Previdência

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (5) que está tranquilo quanto à condução da reforma da Previdência e falou em "rumores" em torno de sua articulação no Parlamento pela aprovação do texto.

"Se as principais lideranças do país estão comprometidas com a reforma, eu vou ter medo de quê? Vou tratar com um certo desrespeito quem me desrespeitou? São rumores, acontece", disse.

A afirmação foi feita durante evento do grupo Lide em Campos do Jordão, no interior paulista.

Na quarta-feira (3), a audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara terminou mais cedo após bate-boca entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e deputados da oposição.

"Tem uma minoria barulhenta que fica batendo o bumbo e acham que a politica é aquilo ali", disse Guedes sobre o ocorrido.

Também no evento do Lide, o presidente do Bradesco, Octávio de Lazari, afirmou mais cedo que o atrito entre Guedes e os parlamentares esta semana faz parte de uma "curva de aprendizado do novo governo". "Aconteceu uma tempestade, mas que agora haja uma união de todos, principalmente do Parlamento, para que a gente possa fazer essa reforma", disse.

Paulo Guedes fala em evento em Campos do Jordão — Foto: Fábio França/G1

Paulo Guedes fala em evento em Campos do Jordão — Foto: Fábio França/G1

'Dinâmica construtiva'

Paulo Guedes disse nesta sexta-feira estar "absolutamente tranquilo", e destacou que há uma dinâmica construtiva em Brasília.

O ministro mencionou os apoios dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além do governador paulista, João Dória, em torno da proposta de reformar a Previdência – todos também presentes no evento.

"Pode haver dúvida se a reforma vai ter [uma economia] de R$ 1 trilhão mesmo ou se só vão fazer um remendo no sistema. "Isso pode ter dúvida, mas que vão atacar de frente [para aprovar a reforma] não tenho, não menor dúvida".

Segundo o ministro, a "maior luta" é viabilizar o pagamento de todas as aposentadorias hoje existentes. "Quem está envolvido nessa reforma como nós estamos, a grande luta é pela preservação do sistema previdenciário, pela possibilidade de continuar pagando. Já temos casos de estados que não estão pagando nem previdência, nem salários", disse Guedes.

"O setor público está quebrando, administrações passadas levaram a um desequilíbrio. Nossa prioridade número um é pagar as aposentadorias".

Congresso

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, no evento desta sexta-feira (5) — Foto: Fábio França/G1

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, no evento desta sexta-feira (5) — Foto: Fábio França/G1

Durante o evento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a Casa "compactua com as teses apontadas pelo ministro da Economia". Segundo ele, o governo "tem um momento histórico ao país para apresentar saída para as futuras gerações".

"É um momento decisivo, mas eu compreendo e entendo e o senado acredita nessa proposta como um ponto de partida à reformulação do estado brasileiro. A instituição quando se engaja nessa pauta, é a pauta de um país, não de um partido", disse Alcolumbre, demonstrando apoio à reforma da Previdência.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara e com quem o presidente Jair Bolsonaro esteve em crise no final do mês passado, se mostrou conciliador e favorável à reforma: "Se a gente quer reformar o estado, e todos precisam, que tenha como primeiro item a reforma da Previdência", disse, apontando ainda que "não dá para ser a favor da reforma da Previdência e ser contra a idade mínima [de aposentadoria]".

Falando à imprensa após o painel, Alcolumbre disse que confia na liderança do presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar a reforma da Previdência.

"Não tenho dúvida de que o que o presidente está fazendo é o que deveria ser feito: conversar com os líderes partidários e pessoalmente liderar esse processos" afirmou em coletiva de imprensa durante evento do Lide, no interior paulista.

Segundo ele, a reforma da Previdência não virou uma causa deste governo e disse que a aproximação do Executivo é o sinal que o Parlamento aguardava do governo. Alcolumbre defendeu que a reforma da Previdência é um debate que há muito deveria ter sido tratado na política.

Plano para estados e municípios

Sem dar detalhes, Guedes disse que vai divulgar em 30 dias um plano de equilíbrio financeiro par ajudar estados e municípios a sobreviver. Segundo ele, o dinheiro vai sair do pré-sal. "A mudança de eixo não é mais o governo central e sim estados e municípios", disse.

O ministro disse também que a União não precisa expandir mais, por já ser muito grande, e que a reforma do Estado será um dos pilares de seu governo, junto da Previdência e privatizações.

Nome

Agenda,3,Brasil,205,Coberturas,52,DESTAQUE,3,Esporte,8,Notícias,943,Polícia,11,Rosário Oeste,78,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: 'Se as principais lideranças são pela reforma, eu vou ter medo de quê?', diz Guedes
'Se as principais lideranças são pela reforma, eu vou ter medo de quê?', diz Guedes
https://s02.video.glbimg.com/x720/7516241.jpg
Acontece MT
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/se-as-principais-liderancas-sao-pela.html
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/04/se-as-principais-liderancas-sao-pela.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy