Discreto, PM reformado acusado de matar Marielle e Anderson raramente era visto em condomínio onde mora, diz vizinho

Morador contou ao G1 que, embora vivesse em frente ao mar, Ronnie Lessa raramente ia à praia e não era chegado a confraternizações. Por Nic...

Morador contou ao G1 que, embora vivesse em frente ao mar, Ronnie Lessa raramente ia à praia e não era chegado a confraternizações.

Por Nicolás Satriano, G1 Rio


O PM reformado Ronnie Lessa e buscas na casa dele: apontado como autor dos disparos — Foto: Reprodução/TV Globo 

O PM reformado Ronnie Lessa e buscas na casa dele: apontado como autor dos disparos — Foto: Reprodução/TV Globo

Reservado e discreto. As palavras são usadas por um morador do condomínio de casas no número 3.100 da Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para definir o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa.

Lessa foi preso na terça-feira (12), suspeito de assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes. Outro denunciado, Elcio Vieira de Queiroz, que teria conduzido o carro na noite do crime, também foi preso, além de Alexandre Mota de Souza, amigo de infância de Ronnie e morador do apartamento onde foram encontrados 117 fuzis desmontados.

Um morador do condomínio de Ronnie, o Vivendas da Barra, onde o presidente Jair Bolsonaro também tem casa, conversou com o G1 sob condição de anonimato. Ele contou ter visto poucas vezes o sargento no local. Em dois anos, diz ele, foram apenas três as oportunidades em que efetivamente notou a presença do policial.

A família do praça aposentado segue a mesma linha. No entanto, a mulher e supostamente os dois filhos de Lessa eram mais facilmente vistos por vizinhos e funcionários. Ainda assim, não era comum vê-los interagindo com outras pessoas do condomínio.

Segundo o morador, Lessa não costumava ir à praia, embora o conjunto de casas fique em frente a um ponto privilegiado da faixa de areia. O sargento, disse a pessoa, também não era chegado a confraternizações.

A última vez que esse morador teve notícia de alguma festa na casa de Lessa foi no início deste ano, quando viu ocorrer um churrasco. A pessoa não soube dizer, porém, se Lessa estava na festa.

Duas características fizeram com que o morador reconhecesse Lessa assim que viu as imagens do policial na televisão, na manhã desta terça-feira: o rosto marcante e a informação de que o sargento não tinha uma perna.

A casa de Lessa é considerada simples, não tão luxuosa quanto outras do condomínio. Inclusive, disse o morador, uma das telas antimosquito da casa caiu durante um vendaval no Rio e assim ficou por um bom tempo, sem ser consertada.

A residência destoa dos luxuosos carros do sargento. Um deles, um Infiniti avaliado em R$ 120 mil, foi apreendido e levado para a Delegacia de Homicídios da Capital, também na Barra da Tijuca.

Finanças investigadas

A polícia investiga movimentações suspeitas nas contas de Lessa. Os investigadores também apuram se o patrimônio de Ronnie é compatível com a renda que ele tinha.

Considerado um exímio atirador, Lessa atuava como atirador de elite da corporação em algumas operações. De acordo com as investigações, depois de deixar a PM, em 2009, após perder a perna em um atentado a bomba, em Bento Ribeiro, o policial reformado teria passado a usar essa habilidade a serviço do crime organizado.

"Lessa é um policial militar reformado. O nome dele não surgiu única e exclusivamente a partir desse homicídio da Marielle e do Anderson. O nome dele já era conhecido em algumas investigações com relação a contravenção", disse Simone Sibílio, promotora de Justiça e coordenadora do Gaeco.

De acordo com o MP, as investigações em curso buscam saber se Lessa seria um mercenário. "Se investiga também isso. É uma informação nova. A gente pode dizer que o nome dele já surgiu com relação a alguns outros homicídios mercenários, sim", completou Sibílio.

Carro de Ronnie Lessa foi levado para a DH — Foto: Nicolás Satriano/G1Carro de Ronnie Lessa foi levado para a DH — Foto: Nicolás Satriano/G1

Carro de Ronnie Lessa foi levado para a DH — Foto: Nicolás Satriano/G1

Ronnie Lessa foi homenageado na Alerj

Então terceiro-sargento da PM, Lessa recebeu uma moção de congratulações, aplausos e de louvor no fim do ano de 1998.

A homenagem foi do ex-deputado Pedro Fernandes Filho, já falecido, que era avô de Pedro Fernandes Neto (PDT), outro ex-parlamentar estadual que atualmente é secretário de Educação do governador Wilson Witzel (PSC). O autor da moção também é pai da vereadora Rosa Fernandes (MDB).

Segundo a família do ex-deputado, na época foram homenageados todos os 18 policiais do batalhão de Irajá (9º BPM) que realizaram uma prisão.

No texto, protocolado em 23 de novembro daquele ano, Fernandes justifica o prêmio pela maneira como Lessa e os outros policiais vinham "pautando sua vida profissional como policial militar do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM)".

Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,3,Esporte,7,Notícias,926,Polícia,8,Rosário Oeste,74,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: Discreto, PM reformado acusado de matar Marielle e Anderson raramente era visto em condomínio onde mora, diz vizinho
Discreto, PM reformado acusado de matar Marielle e Anderson raramente era visto em condomínio onde mora, diz vizinho
https://s2.glbimg.com/VeQ5bpQsk2wa2fJH6M6aw9E1Ueg=/0x0:3506x1272/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/j/B/BpwGEiTGGEMXxCFyhEBA/12lume01.jpg
Acontece MT
https://www.acontecemt.com.br/2019/03/discreto-pm-reformado-acusado-de-matar.html
https://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/03/discreto-pm-reformado-acusado-de-matar.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy