Professora de MT participa da primeira inseminação artificial em onça-pintada do Brasil

Após três anos de pesquisa e tentativas, filhote nasceu em fevereiro deste ano. Por Lidiane Moraes, G1 MT   Processo de inseminação da onça,...

Após três anos de pesquisa e tentativas, filhote nasceu em fevereiro deste ano.

Por Lidiane Moraes, G1 MT

Processo de inseminação da onça, em Jundiaí (SP) — Foto: Associação Mata Ciliar/Facebook 

Processo de inseminação da onça, em Jundiaí (SP) — Foto: Associação Mata Ciliar/Facebook

A professora pesquisadora, Regina Célia Rodrigues da Paz, da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participou do processo que permitiu o nascimento do primeiro filhote de onça-pintada, por inseminação artificial, no Brasil.

O projeto, que vem sendo executado há três anos, foi realizado pela Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP) e contou com o apoio do zoológico de Cincinnat, nos Estados Unidos.

De acordo com a professora, ao longo desses três anos, várias tentativas de inseminação foram feitas, mas não deram certo. Até que, no final do ano passado, os especialistas alcançaram resultado positivo.

Para que a experiência desse certo, os pesquisadores desenvolveram um procedimento de sincronização do cio utilizando hormônios e monitorando o comportamento do animal. Também fizeram uma adaptação de técnicas de inseminação por videolaparoscopia para melhorar o processo.

Foram 104 dias acompanhando a gestação através de videomonitoramento. Em fevereiro deste ano, a onça fêmea pariu um único filhote.

Onça mãe e o filhote no primeiro dia após o nascimento — Foto: Associação Mata Ciliar/Facebook

Onça mãe e o filhote no primeiro dia após o nascimento — Foto: Associação Mata Ciliar/Facebook

“O nascimento do filhote é um marco importante e revigora a possibilidade de usar a reprodução assistida como uma ferramenta de conservação e preservação desta espécie", afirmou ela.

Logo após o nascimento, e no primeiro dia de vida da cria, a onça demonstrou os cuidados maternos comuns à espécie. Entretanto, no segundo dia, ela matou o filhote.

A pesquisadora explicou que essa atitude é comum em animais de cativeiro, independente da forma de geração dos filhotes.

"Vários fatores, entre eles o estresse, geralmente, contribuem para que a mãe mate a cria. Esse caso específico, ainda será avaliado", comentou.

Ainda que o filhote tenha sido morto, os pesquisadores comemoram o fato do processo ter dado certo, pois é um recurso que pode ser utilizado em outras situações para estimular a reprodução desses animais.

"Devido à caça furtiva e à perda do habitat, as onças-pintadas diminuíram drasticamente em várias regiões do país, e a inseminação vai possibilitar a reprodução de animais em zoológicos ou mesmo na natureza, que tenham algum tipo de dificuldade para se reproduzirem naturalmente", explicou a professora.

Ela explicou ainda que a onça-pintada é uma espécie monogâmica e está classificada como "quase ameaçada".

Nome

Agenda,2,Brasil,204,Coberturas,51,DESTAQUE,3,Esporte,7,Notícias,926,Polícia,8,Rosário Oeste,74,VÍDEOS,65,
ltr
item
Acontece MT: Professora de MT participa da primeira inseminação artificial em onça-pintada do Brasil
Professora de MT participa da primeira inseminação artificial em onça-pintada do Brasil
https://s2.glbimg.com/tlKV-kLODLBY4kHEZofzeX8og8o=/0x0:711x415/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/v/A/7dmoM6TkmtEBboCGEPyw/onca-inseminacao.png
Acontece MT
https://www.acontecemt.com.br/2019/03/professora-de-mt-participa-da-primeira.html
https://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/
http://www.acontecemt.com.br/2019/03/professora-de-mt-participa-da-primeira.html
true
7112361718051245540
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Leia Mais Responder Cancelar Excluir Por HOME PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS Não foi encontrado nenhuma correspondente à sua busca! Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy