Jornal americano New York Times desiste do Apple News



New York Times anunciou na segunda-feira (29) que não vai mais distribuir seus artigos pelo aplicativo Apple News. Ao pronunciar a decisão, Meredith Kopit Levien, diretora de operações do Times, disse que a companhia quer que a Apple “envie esses leitores de volta aos nossos ambientes, onde controlamos a apresentação de nosso relatório, as relações com nossos leitores, e a natureza de nossas regras de negócios”. Segundo ela, o relacionamento do jornal com o Apple News não se encaixa nesses parâmetros.

Apesar de oferecer apenas parte de suas publicações gratuitas para o aplicativo, o New York Times é o maior nome a abandonar o serviço desde que o The Guardian fez o mesmo em 2017, apesar de ter voltado atrás em março.


Diferente da maioria dos agregadores de notícias, o Apple News não utiliza algoritmos para selecionar os artigos, mas sim uma equipe de repórteres, e a Apple é bastante rigorosa quanto às fontes das notícias permitidas. Segundo Tim Cook, CEO da empresa, no início do ano, o aplicativo registrou mais de 125 milhões de usuários diários.

A Apple afirmou que, por os artigos do Times representarem apenas “algumas histórias por dia”, não deve haver uma mudança significativa no conteúdo geral dos usuários. Porém, o movimento de um dos maiores jornais dos Estados Unidos e do mundo, além do cenário geral do mercado de mídia, pode motivar outras publicações a seguir o mesmo caminho.

Fonte: olhardigital
Postagem Anterior Próxima Postagem