Média móvel de mortes por Covid-19 em Cuiabá sobe para 15 óbitos por dia

rogerio_florentino
Balanço divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, em Informe Epidemiológico da Covid-19, mostrou que a média móvel de mortes pela doença na Capital durante a última semana foi de 15 óbitos por dia. O número é referente à 29ª Semana Epidemiológica, compreendendo o período do dia 12 ao dia 18 de julho. Levantamento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O objetivo do Informe é monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG - pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. O balanço é divulgado semanalmente.

Na amostragem anterior, Cuiabá tinha média móvel de 12 mortes por dia em decorrência da doença. O aumento ocorre na mesma semana em que reportagem do Programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu dezenas de pessoas descumprindo as ordens de isolamento social impostas pela quarentena coletiva em vigência no Município para tomar banho de rio.

Somente na última semana, a Capital registrou 1.108 novos casos de coronavírus, sendo que 105 óbitos, um aumento de 33,2% no número de mortos se comparado à semana anterior. A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 é de 93%, apesar da recente abertura de mais 40 leitos de UTI’s pela Prefeitura.

Do início da pandemia até 18 de julho de 2020 foram notificados em Cuiabá 10.614 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 1.460 casos nesta última semana, apontando o aumento de cerca de 16%, verificando-se redução no crescimento quando comparado com a semana anterior (28%). Todos os casos suspeitos foram investigados e entre eles, 954 (9,0%) aguardam o resultado do exame para confirmação ou não de COVID-19. Entre aqueles que se conhecia o resultado (9.660), 628 (6,5%) foram descartados por tratar-se de outras SRAG e 9.032 (93,5%) resultou positivo para COVID-19, sendo 7.313 (81,0%) residentes em Cuiabá.

OLHAR DIRETO
Postagem Anterior Próxima Postagem