Missão da Rocket Lab falha e causa perda de sete satélites no espaço

Voo durou apenas quatro minutos; empresa investiga a origem da falha

Neste fim de semana, a Rocket Lab realizou o seu 13º lançamento. A missão “Pics Or It Didn’t Happen”, porém, durou apenas quatro minutos, antes de falhar. O foguete e a carga de três clientes foram perdidos, incluindo sete satélites. Ainda não está clara a origem da falha e a empresa agora trabalha com a Administração Federal de Aviação (FAA) na investigação.

Peter Beck, fundador da Rocket Lab, pediu desculpas no Twitter e se mostrou “profundamente arrependido” pela perda da carga dos clientes. Ele ainda ressaltou que a empresa vai aprender com o acontecido e que esse é um lembrete de que lançamentos espaciais são “implacáveis”.
As cargas levadas pelo foguete incluíam um sistema de câmeras para registrar imagens da Terra da Canon. Além disso, levava satélites da Planet, que iria expandir sua constelação de observação do planeta. A In-Space realizava sua primeira missão cubesat, parte de uma iniciativa para ajudar pesquisadores e startups a colocar cargas úteis em órbitas.
Enquanto a investigação não apontar o que deu errado e como resolver o problema, é esperado que a Rocket Lab não tente novos lançamentos. A falha desta missão sugere que a empresa ainda não é totalmente confiável para voos espaciais, e mostra que ainda há muito a se fazer.
Via: Engadget

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini
Postagem Anterior Próxima Postagem