Primeiro dia do ‘Centro de Triagem’ tem filas na madrugada; senhas acabam antes das 7h; veja vídeo


Esta quinta-feira (23) é o primeiro dia de funcionamento do Centro de Triagem localizado na Arena Pantanal, aberto para toda a população. Como as senhas são distribuídas somente das 6h às 6h45, desde a madrugada a população já estava no local, em busca de conseguir um lugar para fazer testes e receber atendimento contra o novo coronavírus. O serviço é dedicado aos pacientes com sintomas leves, e o objetivo é fazer um tratamento precoce e evitar que seja necessária uma internação.


Pessoas aguardaram na madrugada (Foto: TVCA)

O espaço é voltado somente para pacientes com sintomas de Covid-19. Para evitar aglomerações, as senhas são distribuídas de segunda a domingo, das 6h às 6h45, e a previsão de atendimento é: das 7h às 11h (senhas 01 a 200); das 10h30 às 15h (senhas 201 a 400) e das 14h30 às 19h (senhas 401 a 600). O portão é fechado às 17 horas.


Abertura dos portões (Vídeo: Rogério Florentino / Olhar Direto)

No local há vinte médicos, além de profissionais para triagem, testagem, equipamento de tomografia e toda a estrutura necessária. Os medicamentos do chamado ‘Kit Covid’ só serão distribuídos mediante receita médica, que poderá ser feita na própria unidade.

Para alguns fármacos, como é o caso da hidroxicloroquina, mesmo com a prescrição médica o paciente deverá assinar um termo de responsabilidade.

Dia de testes

Na quarta-feira (22), o governo do Estado testou a estrutura, ao atender somente os servidores. Uma funcionária do Detran, Ana Paula Ferreira, contou ao Olhar Direto que chegou no local às 7h e conseguiu a senha de número 205. Ela retornou às 11h30 para o atendimento. Apesar de não ter nenhum sintoma, iria fazer o teste para poder voltar a trabalhar.

Algumas pessoas da população em geral se confundiram, e foram até o local. Foi o caso de Lilieusa da Silva Novaes, de 34 anos. O marido dela foi diagnosticado com a Covid-19, e ela quer saber se também pegou o vírus. “Falou que estava tendo atendimento aqui e a gente veio... não sabia que não tinha hoje”, disse. “Ela [a enfermeira] falou que é só amanhã o atendimento com a população, que hoje é só teste”.

Lilieusa quer fazer o teste, depois que o esposo pegou Covid (Foto: Olhar Direto)

Mesmo sendo um dia de testes, com atendimento somente para servidores, do lado de fora do Centro de Triagem já havia carros estacionados irregularmente nas calçadas. Segundo os atendentes, o estacionamento da Arena Pantanal está fechado para a população, e disponível somente para funcionários.
Postagem Anterior Próxima Postagem