Apple lança filme gravado na vertical e dirigido por vencedor do Oscar


No ano passado, William Bonner viralizou ao pedir para os telespectadores enviarem vídeos para a Rede Globo gravados na horizontal. A proporção nessa orientação é a qual estamos acostumados em filmes e séries, mas tem gente pensando em mudar a experiência do usuário. O diretor Damien Chazelle embarcou em um projeto da Apple e lançou um curta de 9 minutos todo gravado na vertical.

O filme se chama The Stunt Double e mostra os pensamentos de um dublê de cinema após uma cena dar errado. Ele relembra a história dos dublês nos filmes, da época do cinema mudo até os tempos atuais, carregados de ação e acrobacias. Confira:

A câmera utilizada para as gravações foi a do iPhone 11 Pro, e as cenas aparecem com grandes barras laterais no YouTube. Para quem está acostumado com as telonas do cinema, o formato vertical pode incomodar – apesar de que a maioria das salas de exibição ao redor do mundo está fechada desde março, então pode ser um bom entretenimento.

A Apple também levou em consideração que as imagens verticais estão cada vez mais em alta, principalmente em aplicativos de videochamadas e em Stories do Instagram. Do ponto de vista artístico, a orientação vertical pode contribuir em cenas que enfatizam a altura, como alguém caindo de um prédio ou escalando uma montanha. Também pode ajudar a dar a sensação de claustrofobia em ambientes mais fechados, caso essa seja a intenção.

Damien Chazelle é o mais jovem a vencer o Oscar de melhor direção, por La La Land, aos 32 anos. Ele também dirigiu os filmes O Primeiro Homem e Whiplash – Em Busca da Perfeição. Além do novo curto, o cineastadivulgou um making of de como The Stunt Double foi concebido. Confira:
Postagem Anterior Próxima Postagem