Emanuel Pinheiro lidera pesquisa e aparece com mais de 38% da intenção de votos entre os cuiabanos


O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) é o primeiro na intenção de voto dos cuiabanos para a eleição municipal deste ano, que acontecerá em 15 de novembro. O atual chefe do Executivo impõe uma ampla vantagem sobre seus concorrentes e possíveis candidatos ao Palácio Alencastro. Isso é o que revela pesquisa feita pelo instituto Analisando, encomendada e divulgada pelo site RD News nesta quarta-feira (26).

Conforme o trabalho realizado pelas ruas da capital entre os dias 22 e 24 deste mês, Emanuel, na pesquisa estimulada, aparece na frente de 12 possíveis pré-candidatos. O atual prefeito aparece com 38,1%. O segundo colocado é o ex-prefeito Roberto França (Patriota), com 14%, uma diferença de 24 pontos percentuais do primeiro colocado.

O vereador Abílio Júnior (Podemos), que fez um papel de oposicionista da atual gestão, aparece em terceiro com 9,2%. A ex-superintendente do Procon, advogada Gisela Simona (Pros) figura na quarta colocação, com 6,3%. O empresário Dorileo Leal (PSDB) está com 2,1% e, o ex-deputado federal Fábio Garcia (DEM), 1,1%, mesmo percentual atribuído ao empresário Geraldo Macedo (PSD).

Outros nomes como Julier Sebastião (PT), Ulysses Moraes (PSL), Paulo Grando (Novo), Fabrício Carvalho (PDT) e Felipe Wellaton (Cidadania) não pontuaram acima de 0 ponto percentual.

A pesquisa feita pelo instituto Analisando está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06212/2020. Foram entrevistadas 1.199 eleitores de 98 bairros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Emanuel também lidera na espontânea

Quando a pesquisa foi feita de maneira espontânea, o emedebista também pontua na dianteira com 20,6%. Esse estilo de pesquisa é quando os entrevistados respondem usando o primeiro nome que vem em sua mente.

Nessa condição o segundo colocado também é Roberto França, que aparece com 9,7%, menos da metade do percentual atribuído ao prefeito. Abílio Júnior está com 5,1% e, Gisela Simona, com 2,1%. O pré-candidato do Democratas, Fábio Garcia, só detém 0,3% nesta amostragem espontânea. Vários nomes são mencionados, mas não vão entrar na disputa eleitoral, como os deputados estaduais Wilson Santos e Lúdio Cabral e o ex-governador Pedro Taques.

Rejeição

O prefeito Emanuel Pinheiro, por ser o mais lembrado nas pesquisas estimuladas e espontânea, também figura como o mais rejeitado de todos os possíveis concorrentes ao Palácio Alencastro. Perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito, 19,1% citaram o próprio Emanuel. França também conta com rejeição alta: 15,3%, empatado tecnicamente com Abílio, que não teria voto de 13,3% da população.

OLHAR DIRETO
Postagem Anterior Próxima Postagem