MT-010: Fumaça e clima de deserto deixam ar venenoso

Umidade do ar entre 20% e 12%, o que deixou a cidade em estado de Alerta Laranja, nesta quarta-feira (12). Situação agrava problemas respiratórios

Entre julho e a primeira semana de agosto Cuiabá teve mais de 1.500 chamadas de queimadas urbanas. Os dados são da Defesa Civil do Município. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital do Estado registrou índices de umidade bem abaixo do normal, entre 20% e 12%, o que deixou a cidade em estado de Alerta Laranja, nesta quarta-feira (12). Situação pode causar problemas respiratórios e aumentar casos de Covid-19 em Mato Grosso.
Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil, José Pedro Zanetti, o período de estiagem facilita muito o aumento no número de queimadas, o que acaba fazendo com que algumas pessoas tenham problemas respiratórios.
De acordo com Zanetti, os problemas respiratórios causados pela fumaça, aliados com o novo coronavírus, podem criar uma situação alarmante no Estado. “O número de pessoas que ficam com problemas respiratórios é grande, e para onde eles vão quando isso acontece? Para os postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, que por causa dessa pandemia estão cheios de gente com sintomas do Covid-19”, comenta.
“A pessoa pode ir para o posto de saúde para tratar de um problema respiratório por causa da fumaça e acabar pegando o coronavírus”, observa.
Zanetti lembra que as pessoas devem se hidratar bastante nessa época do ano. “A gente tem que beber água, suco o tempo todo para não ficar desidratado. Não praticar exercícios entre às 10h e às 15h e o mais importante é evitar fazer queimadas”, explica.
Queimada na MT-010
Nesta quarta incêndio de grande proporção tomou conta da vegetação às margens da MT-010, saída de Cuiabá para o Distrito da Guia, colocando motoristas em risco e moradores de condomínios da região que quase foram atingidos. Foi necessária a ação de três equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da prefeitura para conter as chamas.

REPORTERMT
Postagem Anterior Próxima Postagem