Município de MT decreta lockdown após dobrar número de infectados por Covid-19


A prefeita do município de São Félix do Araguaia (a 1.200 quilômetros de Cuiabá), Janailza Tavares Leite (SD), decretou lockdown (fechamento total), após registro de duas mortes e mais de 100 casos confirmados da Covid-19. A medida, que começou a valer nesta segunda-feira (24), também impõe toque de recolher.

Ao Olhar Direto, a prefeita disse que a decisão foi tomada após aumento no número de infecções. “Estávamos tranquilos, mas no mês de agosto, aumentou mais que o dobro”, explicou. Ainda segundo ela, o decreto é valido por sete dias, podendo ser prorrogado por mais sete.

Com o fechamento total, somente atividades consideradas essenciais podem funcionar como, por exemplo, unidades de saúde, farmácias, supermercados e postos de combustíveis. Além disso, prefeita determinou toque de recolher entre 23h e 5h da manhã.

Janailza Tavares afirmou que o município com pouco mais de 10 mil habitantes não possui leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, quando há necessidade de internação, o caso é repassado à Central de Regulação do Estado, que encaminha para a unidade com vaga mais próxima. 

De acordo com Boletim Informativo nº 169 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, São Felix do Araguaia possui risco moderado de contaminação. Atualmente são 74 pacientes com a doença ativa.

OLHAR DIRETO
Postagem Anterior Próxima Postagem