Artistas fazem exposição virtual com imagens inéditas das queimadas em MT

Imagem com técnica de sobreposição unindo guerreiros do Xingu com as queimadas no cerrado — Foto: Henrique Santian/Divulgação

Primeiras imagens recebidas eram compostas por uma técnica de sobreposição, que unia imagens de guerreiros do Xingu com as queimadas no cerrado.


Por G1 MT

Dois artistas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criaram uma exposição, que será lançada na próxima segunda-feira (7), com uma série de imagens inéditas construídas nas queimadas que atingem o estado e um vídeo-arte produzido pelos artistas.

O evento ‘Atenção A Tensão’ foi criado por meio dos trabalhos de Caio Ribeiro e Henrique Santian.

A exposição estará disponível em ambiente virtual a partir das 19h07 [horário de Mato Grosso) e o lançamento será realizado nas redes sociais.

De acordo com a UFMT, os artistas começaram a desenvolver o trabalho ainda em 2019, quando Santian convidou Caio Ribeiro para construir um poema visual sobre uma série de imagens que ele pretendia lançar.

Segundo os artistas, as primeiras imagens recebidas eram compostas por uma técnica de sobreposição, que unia imagens de guerreiros do Xingu com as queimadas no cerrado.

A partir disto, os artistas começaram a trabalhar na criação de uma poesia que mostrasse a potência destrutiva dp fogo, mas utilizassem os saberes do Xingu para reinterpretar este momento

‘Atenção A Tensão’ estava prevista para estrear no começo do ano no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), mas, devido à pandemia, a exposição foi traduzida para o mundo virtual.

O site da exposição só poderá ser acessado no momento do lançamento. A programação ainda deve contar com uma janela de bate-papo para comentários sobre as experiências de produção e da criação das poéticas.
Postagem Anterior Próxima Postagem