CIDADE CINZA: Cuiabanos estão respirando ar cancerígeno que pode alterar DNA

 


A queima da biomassa vegetal lança um produto/substância chamada reteno, ao céu que vai direto para os pulmões


REPORTERMT

O REPORTERMT conversou com o doutor em Climatologia e coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Nacional de Brasília (UNB), professor Rafael Rodrigues de França, que explicou que Cuiabá respira um ar carcinogênico, ou seja, um ar que a médio e longo prazo estimula o aparecimento do câncer. 

Segundo o professor-doutor, o cenário é gerado pelos incêndios florestais que de forma excepcional foram potencializados esse ano. A queima da biomassa vegetal lança um produto/substância chamada reteno, ao céu que além de tóxica e cancerígena dá a coloração preta na água.  

“Já foram feitos estudo in vitro, em laboratório, que provam que ele [reteno] pode até danificar o DNA das células do pulmão humano. Por ser muito fininho, ele vai para o pulmão. A população dessa região, hoje, está respirando um ar terrível, um ar de uma qualidade terrível, com muito monóxido de carbono”, disse. 

“Já foram feitos estudo in vitro, em laboratório, que provam que ele [reteno] pode até danificar o DNA das células do pulmão humano", alertou.

“A origem desse produto provavelmente é a Amazônia ou o Pantanal, varia, pode ser tanto um quanto outro, pois depende da circulação dos ventos. Sendo um, ou, outro, independente disso, esse material particulado, como falei o nome é reteno, já foi comprovado em estudos científicos que é um material carcinogênico”, aponta. 

Compare imagens do céu na região da Arena Pantanal antes e depois:

Drone RepórterMT

ARENA FUMA

 

A situação de risco deve ser potencializada quando as primeiras chuvas caíram sobre a cidade, que devem ser acompanhadas de coloração mais escura.

“Esse produto na atmosfera, certamente, no momento, em que as primeiras chuvas caírem ele vai se precipitar com a água. Há um risco grande, desse material produto das queimadas, dessa queima da biomassa vegetal que é muito tóxico”, ressalta.

“A chuva lava a atmosfera, quando ela faz essa lavagem ela transporta tudo isso que está em suspensão. Todo esse material particulado suspenso. Tanto é que depois da chuva a atmosfera fica límpida, o ar fica bem agradável à qualidade do ar melhora muito”, explica. 

Postagem Anterior Próxima Postagem