Motoristas que não cometerem infrações poderão ter até 30% de desconto no IPVA


 

Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual, sargento Elizeu Nascimento (DC), propõe a isenção de tributos (IPVA) aos bons motoristas de veículos que não cometerem infrações de trânsito, pelo período mínimo de um ano, nas vias de competência do estado. O objetivo é incentivar os proprietários de veículos automotores a respeitarem as normas de trânsito.


Leia mais:
Câmeras instaladas atrás de placas em rodovia de Cuiabá não servem para multar motoristas; vídeo
 
Caso o projeto seja aprovado, os descontos no pagamento anual do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão aplicados da seguinte forma: 10% nos casos de o condutor não ter cometido infração de trânsito durante um ano, 20% em dois anos, e 30% nos últimos três anos anteriores à data do pagamento.
 
De acordo com o texto do projeto, segundo pesquisas da Superintendência do Observatório da Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Mato Grosso registrou um aumento de 38% no número de mortes no trânsito entre janeiro e julho deste ano. Ao todo, foram 362 vítimas fatais contra 263 no mesmo período do ano passado.
 
São vários os motivos para a imprudência dos condutores, como, por exemplo, o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização. A justificativa ainda diz que as práticas para um trânsito seguro são determinantes para a mobilidade, o desenvolvimento, a segurança e a saúde, importantes coadjuvantes na convivência saudável da sociedade.
 
“A legislação atual tem como objetivo apenas a punição dos maus condutores, deixando de contemplar os bons motoristas que respeitam as leis, por isso a proposta foi elaborada com o intuito de premiar os bons condutores de veículos, além de contribuir para a diminuição do cometimento de infrações de trânsito e, por consequência, evitar mais acidentes”, ressalta Elizeu Nascimento.

OLHAR DIRETO
Postagem Anterior Próxima Postagem