Rosário Oeste participa de Consórcio e oferta mais exames para a população



Rosário Oeste está fazendo parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá, juntamente com mais 13 municípios, sendo eles: Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Jangada, Nobres, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, sendo o atual Presidente do Consórcio o Prefeito de Rosário Oeste João Antônio da Silva Balbino.

A principal vantagem do município participar do consórcio é que que o consorciamento possibilita a aquisição de exames especializados e consultas com especialista com custo inferior, sem a qual cada município isoladamente não teria como atingir, pois a aquisição realizada pelo consórcio é em grande número para atender os municípios consorciados. Assim o município consegue gerir melhor os recursos financeiros pelo fato de tratar-se de uma área onde as necessidades de recursos são “infinitas” ao passo que as receitas são escassas e bastante comprometidas, sobretudo no caso dos municípios pequenos como Rosário Oeste. 

Com a participação do município de Rosário Oeste no Consórcio de Saúde Vale do Rio Cuiabá, a população passa a contar com mais oferta de exames e consultas especializadas, reduzindo a grande demanda reprimida por especialidades do Sistema de Regulação do Estado de Mato Grosso (SisReg).

O Ministério da Saúde tem incentivando fortemente a criação desses “arranjos” entre municípios porque o consórcio prevê a compra de serviços e minimização das filas de espera, sempre pensando no melhor atendimento aos munícipes, e a aquisição de medicamentos de distribuição gratuita.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo de Sá, a partir de agora a população de Rosário Oeste  passa a contar com mais oferta de exames e consultas especializadas, reduzindo a grande demanda reprimida por especialidades do Sistema de Regulação do Estado de Mato Grosso (SisReg).

Os pacientes que precisarem desses exames devem levar a solicitação médica do procedimento ou encaminhamento médico para consulta especializada na Central de Regulação de Vagas juntamente com documentos pessoais e cartão do SUS.

Os exames e consultas serão realizadas em Cuiabá e a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o transporte para o paciente.

“A ideia da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá, composto pelos 14 Municípios, é a compra de medicamentos e serviços, na área da saúde, por um preço melhor, dando mais transparência e potencializando os recursos públicos, fazendo mais, com o que temos, podendo atender ainda melhor a população rosariense e da região, com mais especialidades e com medicamentos, a preços mais em conta.” afirmou o Prefeito João Balbino.

Na lista dos exames disponíveis estão Ressonâncias magnéticas, Tomografias e Consultas em Urologia e Oftalmologia.


saúde 1saúde 2saúde 3

 

Postagem Anterior Próxima Postagem